quarta-feira, 28 de março de 2012

Estudo fornece pistas para criação de novos medicamentos contra dependência química

Neurocientistas estão próximos do desenvolvimento de um novo medicamento potencialmente eficaz contra as dependências químicas a partir de recentes estudo sobre o as propriedades do receptor  opióide kappa  (KOR), um membro da família dos receptores de opióides cuja ativação neutraliza os efeitos de recompensa de drogas viciantes. 
Porque o KOR não está associado com o desenvolvimento de dependência física ou o potencial de abuso de drogas opióides como a heroína e morfina, medicamentos que atuam no KOR poderia ter um potencial terapêutico amplo. 
O principal  composto  terapêutico em pesquisa é o JDTic. Os trabalhos mostraram redução do comportamento de recaída em dependência à cocaína em modelos animais. Esta substância já se encontra em fazse de ensaios clínicos para se avaliar a sua segurança e tolerabilidade em seres humanos.
Recentemente, os investigadores do Scripps Research Institute em La Jolla, Califórnia, produziram uma imagem de alta resolução tridimensional d0 JDTic ligado ao receptor KOR humano. A imagem revela novas informações críticas que ajudam a explicar porque JDTic se liga tão forte e especificamente a este específico  receptor  opióide. Estas descobertas foram publicadas online em 21 de março na revista Nature.

http://alert.psychiatricnews.org/2012/03/study-provides-clues-for-designing-new.html