terça-feira, 1 de novembro de 2011

Indicadores de Doença Psiquiátrica Encontrados no Cérebro em Desenvolvimento


A maioria dos genes associados com doença psiquiátrica, inclusive aqueles sabidamente ligados à esquizofrenia e autismo são expressos antes mesmo do nascimento. Estes são os achados de um novo estudo conduzido na Universidade de Yale que foi publicado em outubro na NATURE. Uma equipe internacional de pesquisadores identificou quando e onde no cérebro são expressos em mais de  1000 amostras tecidos de cérebros de 57 pessoas cuja idade variava de 40 dias após a concepção até os 82 anos de idade.  Este maravilhoso estudo traz luzes sobre o quanto do cérebro é moldado ainda no útero materno.
fonte: http://alert.psychiatricnews.org/2011/11/indicators-of-mental-illness-found-in.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+PsychiatricNewsAlert+%28Psychiatric+News+Alert%29

uma explicação: expressar um gen significa fazer com que a informação codificada nele aconteça, se manifeste. Por exemplo, uma pessoa tem gens para desenvolver câncer de pulmão, os cancerígenos do tabaco ativarão estes genes e farão com que eles se expressem, ou seja, a doença se manifeste.